google-site-verification: google7721a69443d11381.html Mudanças no estilo de vida têm mais efeito na redução do Diabetes do que uso de medicamentos
top of page

Mudanças no estilo de vida têm mais efeito na redução do Diabetes do que uso de medicamentos


Em um estudo do Diabetes Prevention Program Research Group* foi demonstrado que a mudança no estilo de vida (dieta e exercícios físicos) reduzem mais a incidência de Diabetes mellitus (58%) do que o uso de Metformina (31%), um medicamento comumente prescrito para prevenir ou tratar essa doença.


A dieta e o exercício físico reduzem o diabetes ao ativarem a AMPK, uma enzima importante para a manutenção do equilíbrio energético corporal. Essa enzima, descrita pela primeira vez em 1973, ativa uma cascata de eventos benéficos para o equilíbrio metabólico. Pequenos eventos modificadores do funcionamento corporal, como um exercício físico e contração muscular, redução na ingesta de carboidratos, banhos de contraste, que provocam a reação adaptativa do organismo, produzem um efeito dramático na atividade de AMPK.


O maior efeito da estimulação dessa enzima é desligar as vias metabólicas de produção de ácidos graxos e colesterol, enquanto ativa o consumo de glicose e de ácidos graxos para produção de energia, o que leva à perda de gordura corporal e ao emagrecimento. Outras ações compõem o conjunto de efeitos benéficos da mudança de dieta de de exercícios físicos sobre o funcionamento corporal, por ativar a enzima AMPK:

  • inativação das enzimas chaves na síntese de triglicerídeos e colesterol,

  • diminuição da expressão dos genes responsáveis pela formação de gordura corporal e pela formação de glicose a partir das gorduras.

  • no fígado ocorre a diminuição da síntese de lipídeos e e a estimulação da queima de gordura, o que contribui para a redução da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

  • aumento da captação de glicose na musculatura esquelética, o que fortalece a formação muscular e dá mais energia para as atividades diárias.

  • regulação da produção de insulina e de sua secreção pelas células beta das ilhotas pancreáticas.

  • - e, finalmente, regulação cerebral ( no hipotálamo) dos efeitos relacionados a fome e a saciedade.

A indústria farmacêutica vem, há décadas, tentando descobrir medicamentos que imitem esses efeitos naturais do aprendizado e da prática de um estilo de vida mais saudável sobre o funcionamento corporal. No início do século passado, conseguiram descobrir o composto ativo de uma planta Galega officinalis, usada por séculos na Europa para tratamento do diabetes desde a época medieval - a guanidina. Desse composto foi criada a metformina (dimetilbiguanida), com bons efeitos de redução da glicose sanguínea, mas mecanismo de ação, ainda, desconhecido.


Enquanto nem mesmo todo avanço da bioquímica e da biotecnologia conseguiu determinar exatamente o alvo de atuação dos novos medicamentos para essas alterações metabólicas que levam não só ao diabetes, mas a todas as doenças crônicas não trasmissíveis (infarto, derrame, câncer, doenças auto-imunes), você tem a seu dispor a possibilidade extremamente acessível de aprender como seu organismo pode funcionar melhor e manter ou recuperar a sua boa saúde.


Conheça o Programa Comunidades de Autocuidado do Instituto Aleema e aprenda como proteger e recuperar sua saúde. Saiba mais clicando aqui: https://goo.gl/MN2Lv9



Referências bibliográficas:

* Knowler WC, connor E, Fowler SE, Hamman RF, Lachin JM, Walker EA, et al. Diabetes Prevention Program Research Group. Reduction in the incidence of type2 diabetes with lifestyle intervention or metformin. N Engl J Med. 2002;346:393-403.

** Santomauro Junior AC, Ugolini MR, Santomauro AT e Souto RP. Metformina e AMPK: um antigo fármaco e uma nova enzima no contexto da síndrome metabólica. Arq Bras de Endocriniol Metab. 2008; 52/1.

www.institutoaleema.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page