

Saúde na Empresa é
Saúde do Trabalhador

Motivação
Um dos sinais de bom estado de saúde é o desejo de trabalhar, acordar disposto e ter motivação para realizar aquilo a que se propõe.

Melhora no desempenho
O bom desempenho, requer conhecimento, prática, experiência, mas também sensação de bem estar físico e mental que são sinais de bom estado de saúde.

Produtividade
A produtividade é resultante das condições físicas, mentais e emocionais do trabalhador em si, mas também de sua família.
Saúde do trabalhador é mais que evitar acidentes de trabalho
Muitas empresas vivem a preocupação cotidiana com a saúde de seus trabalhadores. De fato, isso implica em produtividade, altas taxas de absenteísmo ou ter trabalhadores cansados e desmotivados.
O contexto de trabalho sofre influências do estilo de vida moderno, da alimentação, da sobrecarga mental.
Como temos visto, hoje a sociedade está sendo afetada por uma uma epidemia de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, câncer). Essas doenças não surgem do nada, são construídas lenta e silenciosamente no organismo. Os primeiros sinais estão diretamente relacionados à diminuição da capacidade mental, do foco, do ânimo, da alegria e disposição para o trabalho. Se não identificada a causa do problema, logo se seguem as alterações no desempenho e na produtiviidade. Em seguida surgem os sinais e sintomas do adoecimento que levam ao absenteísmo, necessidade de tratamentos e perda de um trabalhador de qualdiade.
O estilo de vida moderno, com o consumo de alimentos industrializados e de produtos de cuidado pessoal de composição inadequada para o perfeito funcionamento do organismo desencadeiam um desequilíbrio orgânico que se manifesta por sinais considerados comuns como cansaço, nervosismo e ansiedade, acompanhados de alterações metabólicas sinalizadas por taxas de colesterol, glicose e pressão arterial elevadas que indicam um processo de instalação de doenças crônicas.
A experiência focada no tratamento de pessoas estressadas mostra que, no organismo disfuncional, a capacidade produtiva e a satisfação no viver e no trabalho são reduzidos.
Esse quadro afeta tanto o trabalhador quanto sua família, o que também impacta sua produtividade e desempenho.
Impacto da saúde do trabalhador na empresa

Insdisposição
Um dos sinais de bom estado de saúde é o desejo de trabalhar, acordar disposto e ter motivação para realizar aquilo a que se propõe.

Necessidade de tratamentos
O bom desempenho, requer conhecimento, prática, experiência, mas também sensação de bem estar físico e mental que são sinais de bom estado de saúde.

Absenteísmo
A produtividade é resultante das condições físicas, mentais e emocionais do trabalhador em si, mas também de sua família.
O estilo de vida e de alimentação são determinantes para a qualidade do trabalho e para a saúde do trabalhador.
O trabalhador com distúrbios metabólicos vive estados de ansiedade, sente-se sobrecarregado ou indisposto para as atividades de sua função profissional; tem sentimentos desconexos de incapacidade, de nervosismo, sente que pode não dar conta de suas atribuições.
Esforçando-se mais nessa condição, desorganiza-se e sobrecarrega-se ainda mais acentuando a cascata de eventos orgânicos que aumenta a incidência de acidentes e de quadros graves e incapacitantes de saúde.
Inclui-se aqui que, no mesmo contexto vital, a saúde dos familiares do trabalhador também está prejudicada, causando preocupações, cuidados e ausência do trabalho, que aumentam consideravelmente a tensão no trabalho, os conflitos relacionais, as lesões e acidentes de trabalho.
A empresa que não está atenta para a promoção da saúde perde profissionais competentes, reduz a qualidade de sua produção e taxa de entrega.
TRANSFORME SUA EMPRESA EM UM LOCAL QUE PROMOVE A SAÚDE
Uma verdadeira proteção do trabalhador pode vir com programa de educação em saúde e ambiente empresarial que favoreça e o estimule a praticar um novo estilo de vida e de proteção da saúde e que ele possa levar também para sua família e comunidade.