google-site-verification: google7721a69443d11381.html PAL SABERES ESSENCIAIS | instituto-aleema

PALESTRA  GRATUITA

Doenças evitáveis: nova epidemia

A saúde da sociedade está sendo assolada por uma nova epidemia: as Doenças Crônicas Não Transmissíveis.  É um novo tipo de adoecimento em massa, de crescimento acelerado que vem se manifestando em todas a sociedades nas três últimas décadas.  Diabetes, infarto, derrame, câncer, depressão, doenças osteoarticulares estão sobrecarregando o sistema de saúde, aumentando as incapacidades e os anos de vida vividos com doenças e levando as famílias e países a um empobrecimento catastrófico, segundo a Organização Mundial de Saúde.

 

Os sinais e sintomas das doenças crônicas  - sobrepeso, gordura abdominal, colesterol elevado, glicose alta ou hipoglicemia, enxaqueca, infertilidade, gripes de repetição, alergias, dores no corpo, irritação e ansiedade, cansaço, indisposição - são tão comuns hoje e estão surgindo mesmo em idades precoces que passamos a achar normal ter nossa vida atual e futura dependente de medicamentos e de tratamentos médicos. 

 

No entanto, é preciso saber que essas doenças são altamente evitáveis e seus sinais são causados por fatores agressores presentes no estilo de vida moderno, contra os quais nosso corpo reage numa tentativa defesa da vida. Se você fica mais cansado seu corpo espera que você se afaste das agressões; se seu colesterol ou sua glicose se elevam, é porque seu corpo está tentando de alguma forma evitar um dano maior. Remediar é como calar o grito que seu organismo está dando para chamar atenção à ameaça a sua vida.

 

A boa notícia é que os sinais e sintomas iniciais do desequilíbrio (repetindo colesterol, glicose alta, ansiedade, enxaquecas, fibromialgia, entre outros) podem ser totalmente removidos com o aprendizado de um estilo de vida que não só favorece a proteção e recuperação de sua saúde, como lhe proporciona maior prazer de viver. Colesterol alto tem cura. E sem medicamentos! Glicose alta também. Distúrbios auto-imunes também! Depressão também!

 

A obesidade, tão presente hoje, mesmo em crianças  é também um sintoma desse mecanismo de defesa ativado para defender a vida e já denota que alguma doença crônica vai surgir, se já não está presente.  E não basta reduzir a quantidade de comida, nem se esforçar fazendo exercícios para acabar com ela, pois se não aprender como evitá-la, de fato, pela assimilação de um novo estilo de vida, ela volta ao menor descuido, como pode ser visto pessoas que tentaram conter o problema com a cirurgia bariátrica que voltam a ganhar peso. 

 

O sistema de saúde e os tratamentos médicos, por mais avançados e sofisticados que sejam, não podem resolver esses problemas. Podem oferecer medicamentos para controlar as taxas de colesterol, glicose e pressão arterial elevados, mas não impedem o avanço interno do adoecimento nem os efeitos adversos desses medicamentos que comprometem cada vez mais o organismo. Oferecem cirurgia para infarto, tratamento para o câncer, antidepressivos, analgésicos e anti-inflamatórios, UTI para os derrames, tratamentos paliativos para reduzir os danos e as incapacidades gerados pelo desequilíbrio metabólico causado pelo estilo de vida prejudicial, mas pouco contribuem para a qualidade de vida, pois suas sequelas geram incapacidades, reduzem a renda e causam sofrimento familiar.

 

A verdadeira proteção da saúde individual e o restabelecimento do perfeito funcionamento de seu organismo depende de cada pessoa.  Cabe  a cada um nós aprender como evitar as doenças, as formas de recuperá-lo e auxiliar a não adoecer mais. 

Seu organismo tem a capacidade de se recuperar quando os fatores agressores são conhecidos, compreendidos e evitados.

A proteção de sua saúde está ao seu alcance

Somente o conhecimento, dentro de uma estratégia educativa eficiente e transformadora aliado ao apoio para a mudanças e aos trabalhos em grupo, proporciona a motivação para as melhorias necessárias no estilo de vida e colocam você no rumo da recuperação de sua saúde, definitivamente. Essas melhorias, graças à força de cura inerente ao nosso corpo,  protegem, previnem doenças e curam as alterações metabólicas que gerariam as mais variadas doenças. 

 

Conhecimento é diferente de informação. Estamos muito bem e, talvez, excessivamente, informados pelos meios de comunicação, tanto que até nos acostumamos a ouvir falar que estamos ameaçados, do avanço das doenças, da obesidade, de colesterol, de obesidade, de câncer, ao lado de tratamentos, medicamentos e procedimentos novos, da necessidade de dieta e de atividade física, sentados no sofá, um tanto indispostos, que nos acostumamos ao assunto e nos acomodamos numa zona de conforto, não tão confortável assim. 

 

A aquisição de conhecimento, é um processo de desenvolvimento neurológico, por meio do aprendizado, da prática, da reflexão sobre as dificuldades e facilidades encontradas, das provas no dia a dia, da experiência vivida em seu corpo e do compartilhamento da experiência de companheiros de aprendizado. Dessa forma precisamos aprender sobre o funcionamento do organismo, sobre a natureza dos fatores agressores com que nos deparamos cotidianamente, sobre como as doenças se constroem e sobre os procedimentos de auto-proteção e de curativos. para o verdadeiro aprendizado é necessário também refletir filosoficamente sobre o sistema econômico, de mercado e de saúde em que vivemos e sobre nossos sonhos e objetivos de vida.

A única forma de mudar esse quadro de adoecimento crônico na sociedade é provocar o empoderamento das pessoas para o verdadeiro autocuidado e autonomia para a proteção da e restabelecimento da saúde. Isso se faz em um processo educativo para a saúde. 

 

Para isso foi criado o Instituto Aleema e, nele, o Programa  PRA Viver Melhor. Baseado nos princípios e conhecimentos da Medicina do Autocuidado, criada pela Dra Nazira Scaffi, vimos há 6 anos capacitando, treinando e apoiando cada pessoa na conquista de mais saúde, leveza e alegria no  viver.

 

A palestra Saberes essenciais para uma vida com plena saúde e produtividade é uma forma de divulgarmos nosso trabalho e mostrar a você que é possível melhorar sua qualidade de vida, parar de necessitar e de gastar seu dinheiro e tempo com medicamentos e tratamentos para problemas que se resolvem com conhecimento e prática de um novo estilo de vida.

 

Estamos engajados em auxiliar você a recuperar sua plena saúde e produtividade e não adoecer, engordar ou ter qualquer problema metabólico causados pelos hábitos de vida que praticamos sem saber que são prejudiciais. 

 

Sem dúvida, o melhor plano de saúde é o seu conhecimento e a sua formação para o autocuidado. 

 

Você é nosso convidado para uma conversa franca e dinâmica com Dra. Nazira Scaffi sobre como tornar-se autônomo e independente no cuidado de sua vida. 

  

Inscreva-se para receber nossas mensagens

INSIRA SEUS DADOS E SUA MENSAGEM

© 2018  por Instiituto Aleema. Criado com Wix.com