google-site-verification: google7721a69443d11381.html O que nos inspira

A plena saúde é um direito inato de cada pessoa. Nossa experiência em clínica médica, na educação para a saúde, no cuidado de nosso meio e na ação social, nos tem demonstrado que é possível transformar nossa realidade, estimulando cada pessoa a conhecer e investir no autocuidado, protegendo esse bem maior.

 

Nossa inspiração para este trabalho nasce da filosofia que nos ensina a arte da observação, a admirar a Sabedoria da Vida e a acreditar que, por meio da educação e do conhecimento refletido, cada Ser pode despertar sua autenticidade e alcançar os mais altos fins de sua existência.   

A observação dos ciclos e da interação entre os componentes do ecossistema do cerrado, das características de nosso local de vida, de nosso povo, de nossa cultura, de nossa geografia, de nossas plantas e animais e da interação entre todos esses elementos é também uma fonte de inspiração e reflexão sobre nosso papel na proteção de nossa morada e de nossa sobrevivência.

Dentre tantos elementos belos e significativos pertinentes ao nosso ambiente, nos deparamos com o sistema composto pela árvore lobeira e sua flor, as abelhas e borboletas, a fruta-do-lobo, o lobo-guará e um tipo de doença que o acomete  -o verme-gigante dos rins – e o cupim,  que tanto vemos no campo, nos servem de analogia para a estruturação de nossa vida a necessidade de proteção de cada elemento e do todo, com vistas à saúde, preservação e sobrevivência de todos nós. 

 

Esse ecossistema é semelhante ao ecossistema humano: um habitante, seu comportamento biológico e social, seu alimento, as doenças que podem acometê-lo, os efeitos das transformações e da exploração do meio pelo desenvolvimento,  sua sobrevivência e  risco de extinção, de como se cura. Sua cura necessariamente auxilia a recuperar e curar o meio em que vive.

 

Esse ecossistema nos demonstra que proteger a saúde é muito mais que cuidar de meu corpo, inspirando-nos a ampliar a abrangência de nosso trabalho. .

Nossa localização, o cerrado Sul-matogrossense e os elementos do Ecossistema do lobo-guará, servem de inspiração para o trabalho em comunidades e nos mostram como a parte fala do todo.

COMPARTILHAMOS UM MESMO AMBIENTE. 
SOMOS TODOS UM !

Assim como para o Lobo-guará, nosso alimento é nosso remédio.

Mas a verdadeira cura ocorre pela maneira como você alimenta seu SER.

A palavra "aleema" vem do sânscrito e significa "consciência abrangente".

Nossa logo foi inspirada na flor da Lobeira,  (Solanum lycocarpum), árvore do ecossistema do Cerrado, nossa casa.

Contate-nos!

Insira seu email, fale conosco e receba nossas mensagens

© 2018  por Instiituto Aleema. Criado com Wix.com