google-site-verification: google7721a69443d11381.html Bem quentinho no frio

Bem quentinho no frio

April 22, 2019

No outono e inverno, mesmo com os poucos dias de frio que temos em nossa região, muita gente adoece por um motivo  simples: não sabem se agasalhar, nem como se manter quentinhos. 

 

Vivendo em Campo Grande, com a temperatura média de 30 graus, esquecemos como nos agasalhar e tendemos a não acreditar nos efeitos do frio, que chega repentinamente. Um dia de frio, sem preparo, é suficiente para deixar a maioria das pessoas doentes por alguns dias. 

 

 

 

Então aqui vão algumas dicas: 

 

Como se vestir:

Use uma camiseta que permita a pele respirar, sem ficar úmida pelo suor. Por cima dela, uma proteção térmica, que evite o vento e, ao mesmo  tempo, aquecer demais para não transpirar, pois a umidade faz o corpo esfriar rápido, sem contar que você vai querer tirar a roupa e ficar exposto ao frio do ambiente - e pode adoecer. Um cachecol protegendo o pescoço também vai evitar a garganta inflamar aos reagir ao frio. 

 

Use meias quentes e calças ou saias com meias e sapatos fechados. Os pés frios e mãos frios fazem com que seu corpo precise ativar os processos de aquecimento interno que resultam em aumento das amígdalas e outras glândulas da garganta e das vias áereas, com aumento também das secreções do nariz e dos seios da face.  Essas  reações são um mecanismo de defesa natural  que nosso corpo desenvolve para proteger os órgãos mais internos dos efeitos do ar frio. 

 

Como se manter quentinho: 

Mesmo sem ter roupas muito apropriadas para o frio, o que é bem comum nesta região, você deve procurar se manter quentinho. Em casa ou  no trabalho, observe o frio nas pernas e nos pés, e use algo para se aquecer.

Uma garrafa com água quente é uma medida simples e eficaz. Mantenha-a no colo, ou sobre uma almofada no chão, onde você apoia os pés. Assistindo TV, essa mesma garrafa no colo, ou na cama, entre as cobertas, é uma medida interessante, que também vai evitar excesso de cobertas que provocam a transpiração. Um corpo quente e suado que sai debaixo das cobertas e toma o ar frio da noite vai estimular as defesas naturais e causando os efeitos do resfriado: coriza, aumento das secreções das vias aéreas, podendo ser seguido por dores nos seios da face, dor na garganta e febre. 

 

Maior resistência ao frio: 

Para ficar mais resistente às mudanças de temperatura, ou para aquele estado em que sente que vai ficar gripado, pode utilizar o banho alternado: no chuveiro, alterne a temperatura, tomando um minuto de banho quente, seguido por um minuto de banho frio, e vá alternado até completar 10 minutos de banho, terminando no frio. Logo em seguida deite uns 20 minutos sob as cobertas para acabar de aquecer o corpo. Esse banho auxilia seu corpo a reagir mais rapidamente aos contrastes de temperatura e vai auxiliar a reduzir aquilo que costumamos chamar de alergias, mas que são apenas as reações do corpo às agressões do ar condicionado alternando com o calor do ambiente, isso muito comum nas temperaturas quentes de nossa cidade. E quando chega o frio, seu corpo está mais apto para se defender.  

 

Alimentação: 

Evitar açúcar e refinados também ajuda a diminuir as secreções e as "alergias". Um caldo quente delicioso pode ser feito com legumes, carnes, macarrão integral, arroz integral. Para adoçar a boca você pode bater leite com uvas passas, acrescentar cacau levar ao fogo: uma gostosura quentinha! Isso ajuda a aquecer o corpo, a alma e as relações. a sábia natureza nos oferece as frutas cítricas (laranja, tangerina, ponkan) ricas em vitaminas C, justamente no outono e inverno, para nossa proteção. Faça uso delas, 

 

É muito simples ficar aquecido!

Assim, essas dicas simples: um garrafa de água quente, aquecer as extremidades, manter-se aquecido, e usar roupas protetoras e leves e algo quentinho para comer pode ajudar você a não ficar resfriado, mesmo em viagens para lugares frios. 

 

Cuide-se e aproveite o friozinho!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como funciona o Programa Comunidades de Autocuidado

July 30, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes

April 22, 2019

<