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DICA ALEEMA

Receitas saudáveis 

Pique 1 cebola, 1 tomate, meio maço de salsinha, meio de coentro e 1 pimentão amarelo (ou qual preferir). Cozinhe 200g de lentilha com 1 cenoura picada por 15 minutos ou até amolecerem. Escorra e misture com os demais ingredientes picados. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente 2 colheres de sopa de limão e outras 2 colheres de azeite. Misture bem e sirva com brotos e raspas de parmesão. Delícia!

Para a carne de panela você precisará picar 500g da carne da sua preferência, fritá-la com manteiga ou banha já na panela de pressão com os temperos a gosto (sal, pimenta, alho) e ao ficar dourada acrescente 2 cebolas picadas, um tomate picado e uma cenoura em tiras. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos na pressão. Não precisa acrescentar água. Ao abrir estará derretendo. Delícia!

O sorvete natural pode ser feito de qualquer fruta e a nossa sugestão é o abacaxi. Congele-o picadinho por no mínimo 2h. Retire e bata em um multiprocessador com duas colheres de creme de leite de lata ou, se quiser aprimorar, com uma laranja espremida. Está pronto! Delícia.

 Em uma panela derreta 60g de manteiga e frite cinco dentes de alho. Desligue o fogo, esprema meio limão, coloque sal, pimenta, uma colher de molho de soja (shoyu sem glutamato monossódico, ok?) e as ervas da sua preferência (orégano, tomilho, alecrim, etc). Em uma assadeira com papel manteiga disponha 6 filés furados com a ponta da faca e jogue o molho por cima envolvendo bem a carne. Asse até dourar, sempre regando com o molho. Sirva com salada e arroz integral. Delícia!

#dicaaleema de hoje é massa para panqueca, leve e simples. Amasse uma banana, bata-a com um ovo, uma colher de sopa de azeite e duas colheres de sopa de farinha integral. Ponha uma pitada de sal e despeje a massa em uma frigideira untada com azeite. Recheie com o que preferir. Delícia!

Hidrate duas xícaras de trigo para quibe em água quente por 10 minutos. Em outra tigela misture meio quilo de carne moída, uma cebola picada ou ralada, sal, pimenta, hortelã picado, dois dentes de alho ralado e três colheres de sopa de azeite. Acrescente o trigo hidratado. Em uma refratária untada com azeite disponha os quibes e se preferir recheie com queijo em cubinhos. Regue com mais azeite e asse por 20 minutos em fogo médio ou até dourar. Delícia!

Para o creme ou sopa de abóbora você precisa dourar cinco dentes de alho e duas cebolas picadas em uma panela, com azeite ou banha de porco.  Em seguida acrescente a abóbora a sua escolha. Tempere a gosto e acrescente água para cozinhar. Para um caldo mais grosso também coloque batatas picadas. Liquidifique e sirva quente

Frite 3 peitos de frango em cubinhos com sal e pimenta. Acrescente uma cebola grande e 4 dentes de alho picados. Frite mais, desfie o frango e reserve. Em uma tigela misture 3 ovos, uma lata de creme de leite, uma colher de sopa de farinha integral, temperos a gosto, bata bem e reserve. Filete 6 batatas médias e coloque-as na água fervente para dar uma amolecida. Retire e disponha a primeira camada de batatas em um refratário untado com manteiga. Coloque o frango e em seguida o molho. Repita as camadas: batata, frango e molho. Ao final cubra com queijo ralado e asse até dourar.

Ferva as bananas verdes (da terra) ainda com casca por 10 minutos. Deixe esfriar, retire a casca e corte em fatias muito finas.
Coloque sal a gosto e um fio de azeite. Distribua as fatias em uma camada na assadeira para assar até ficar crocante. Na versão frita basta descascar, fatiar e fritar. Indicamos usar óleo de coco. 

Escolha o peixe de sua preferência, tempere com sal, pimenta e limão a gosto. Em uma assadeira regue azeite e forre com cebolas cortadas em rodelas. Acrescente laranjas, tomates e alho. Regue com meia xícara de vinho branco. Coloque o(s) peixe(s), feche com papel alumínio e asse por 40 minutos. Retire o papel para dourar. Sirva com o acompanhamento de sua preferência. Delícia!

 Frite uma cebola grande e cinco dentes de alho. Coloque a carne em cubinhos e dois tomates grandes. Frite tudo. Acerte o sal e temperos a gosto. Coloque o arroz integral, frite mais e acrescente água até cobrir tudo o que tiver na panela. Tampe e controle o cozimento colocando mais água aos poucos. Assim que o arroz ficar macio está pronto. Salpique cheiro verde e faça ovos fritos para acompanhar. 

Uma alternativa ao seu café da manhã e também  opção para lanchinho. Os ovos com bacon podem ser incrementados com legumes picados e temperos diversos. 
Preencha a forma com as fatias de bacon finas e coloque-as para dourar por 10 minutos no forno alto. Retire e preencha com um ovo inteiro, sal, pimenta e parmesão. Leve novamente ao forno a 220ºC por mais 15 minutos e está pronto. 

Uma sobremesa leve para comer sem peso na consciência: sorvete natural de banana. Bata no liquidificador as bananas congeladas com um pouquinho de leite, apenas para tornar o creme homogêneo. Em cima salpique canela. Delícia!

 Faça em casa seu iogurte natural. Ferva 1 litro de leite, desligue o fogo e espere ele ficar morno. Acrescente um copo de iogurte natural integral e deixe essa mistura 8 horas para fora da geladeira, em recipiente tampado. Após este processo coloque na geladeira por mais 2 horas e ele estará pronto para o consumo. Pode acrescentar frutas e cereais de sua preferência. Delícia!

Bolinhos de batata doce com frango e abobrinha são ótimos para um lanche ao fim da tarde. Cozinhe 1 batata doce grande, 1 abóbora paulista média e amasse-as ainda quentes. Deixe o purê esfriar. Frite 1 peito de frango com tempero a gosto e uma cebola picada. Ao esfriar desfie. Misture tudo em um pote e molde os bolinhos. Cubra-os com linhaça e asse em fogo alto por 30 minutos ou até corar. 

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